domingo, 17 de abril de 2011

Cozinha Árabe

Quando se fala em mundo árabe e suas cozinhas, temos que ter em mente que este mundo vai do norte da África, como um todo, até o Centro da Ásia aos limites da China. Englobando uma população com a mesma religião (Muçulmana) mas com aspectos climáticos diferentes. A cozinha árabe que nós conhecemos mais são a libanesa e a síria, donde vieram a maioria dos imigrantes daquela região para o nosso país.
No norte da África, veremos em sua culinária, praticamente os mesmos ingredientes usados nos outros países árabes muçulmanos mas de forma diferente.

Os pratos mais condimentados no uso de especiarias e pimentas secas, no lugar de ervas frescas como é usado no Líbano ou na Síria. Por exemplo, o tabule é com menos salsinha , cebolinha, hortelã, e tomate, e mais triguilho e bastante codimentos. Já no Líbano é praticamente estas ervas frescas com muito tomate e pouquissímo triguilho temperado com suco de limão, sal, azeite e calda de romã.

Mas, pratos típicos como o cuscuz marroquinho, pratos com uso de frutos do mar, são marcas desta região. No centro da Ásia e no Oriente Médio, os pratos já são mais parecidos com certas características típicas de cada país. Vale a pena dizer que existem regras rigosoríssimas para o abate dos animais mais que o Alcorão permite o consumo como, por exemplo, o carneiro, o frango, o boi, o peixe. Estes animais quando forem abatidos, tem que ter seu peito virado para Meca e ser abatido com uma lamina especial e seu pescoço degolando com homens treinados para isto. Em Concórdia - SC, a Sádia construiu um abatedouro nestas condições, só para poder exportar para países de região muçulmana e no local do abate, sempre existem técnicos para acompanhar o abate, desta forma.

Beto Haddad
(Matéria publicada antes na Revista Fotos e Festas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário